domingo, 17 de outubro de 2010

Lemi Ghariokwu

Postado por Erick Robert

Aqui em Lagos, filmamos com o artista plastico nigeriano Lemi Ghariokwu, responsavel pelas capas dos discos de Fela Kuti, do qual era muito amigo. Lemi fez tambem a capa da primeira edicao africana do livro `Fela: this bicht of a life`, de Carlos Moore, que esta sendo lancada neste momento na Nigeria.  

Conhecemos o atelie de Lemi e ficamos impressionados com os quadros pintados por ele. Sao desenhos cheios de referencias a cultura e politica da Nigeria, com muitas cores e palavras de impacto. Lemi se considera um artista contemporaneo e nao gosta do rotulo limitador de artista africano. A arte de Lemi eh reconhecida em todo o mundo. Uma de suas obras, Anoda Sistem, integra o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, um dos mais disputados do mundo. Lemi tambem pintou capas de discos de outros artistas, como o reggaeman jamaicano Bob Marley. 

A foto acima foi tirada no aeroporto Murtala Muhammed, de Lagos, quando Carlos Moore e Lemi Ghariokwu se encontraram apos 28 anos. Na foto abaixo, toda a nossa equipe no estudio de Lemi.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei das fotos e do que foi dito sobre Lemi Ghariokwu, ele realmente é um grande artista. Seus trabalhos pictóricos bem mostram a rebeldia do gênio.

Francinete Santana

Jamille Sodré* disse...

gostei muito desse projeto, grande luz!

agraços e boa sorte equipe!!

Anônimo disse...

Gente, maravilhoso! Quanta coisa boa terão para mostrar com a finalização desse trabalho. PARABÉNS!