domingo, 14 de novembro de 2010

Futebol Sul-africano



Ontem foi um dia muito especial para a equipe do Panáfricas. Fomos a uma partida de futebol no famoso Soccer City, o mais belo dos estádios da África do Sul, criado para a abertura e encerramento da Copa do Mundo que aconteceu por aqui esse ano.

Por sorte, assistimos o maior clássico do futebol sul-africano e um dos mais animados do mundo: Orlando Pirates X Kaizer Chiefs. Os dois times foram criados na Township (Favela) de Soweto. O Pirates é o mais antigo clube da África do Sul, fundado em 1937, e é conhecido como o time "The Happy People". Já o Kaizer Chiefs é mais atual, criado em 1970, e são conhecidos como Amakhosi, ou "chefes" na língua Zulu, o idioma predominantes na cidade de Johanesburgo. É incrível como os sul-africanos, especialmente os negros, adoram futebol, por toda parte é possível achar alguém vestido com a camisa do Brasil e dia de sexta-feira é dia nacional de usar camisa da selecão sul-africana no trabalho. Vimos até um ministro aderindo à tradicão iniciada na Copa em pleno expediente.


Entretanto, mesmo com o fim do Apartheid, percebemos que futebol ainda não é um esporte que brancos participam por aqui. No estádio raramente os víamos na arquibancada e quando os avistávamos estavam sempre celebrando entre si. O mesmo acontece com os indianos e os coloreds (mestiços). Precisamos assistir uma partida de Rugby para saber se a recíproca é verdadeira.

Falando do jogo: a equipe do Panáfricas teve a dificil missão de, como manda a tradicão competitiva do futebol, escolher um time para torcer. Não tínhamos critérios definidos. Depois de muito debate pela camisa mais bonita e a torcida mais animada, escolhemos os Orlando Pirates, que assim como o Esporte Clube Bahia representa a "Tradicão de vitórias" aqui na Africa do Sul (sic).

Devemos confessar que apesar do Brasil ter o melhor futebol do mundo, os sul-africanos são muito bons no quesito animacão. Especialmente quando se trata de tocar as famosas vuvuzelas, as barulhentas (e até irritantes) cornetas que ficaram conhecida pelo mundo durante a Copa do Mundo. Não podemos esquecer as dezenas de danças que são feitas durante a partida que deixam uma marca especial aos jogos locais. Outro fator interessante é que a torcida é toda mista (entre times rivais). Isso pelo fato de que a rivalidade até então fica apenas em campo e não haver muitos casos de violência, coisa que dificilmente aconteceria no Brasil das " gangues organizadas" no futebol.

Voltando ao jogo, ficamos impressionados quando nos primeiros minutos do jogo o Orlando tomou um gol dando sequencia a um banho de futebol do Kaiser Chiefs que venceu a partida por 3X1, deixando os torcedores do Kaiser enlouquecidos e os do Pirates um pouco menos alegre - pois até mesmo com a derrota era possível ver bandeiras do Pirates agitadas por todo o estádio. Como bons torcedores do Bahia, acostumados as "adversidades" do futebol, também saímos alegres do jogo, tendo a certeza que na terrinha uma notícia boa estava por chegar:  o Bahia voltaria a primeira divisão do futebol. Bôra Baêa!!! 


Links: