O projeto

PanÁfricas é uma série de TV, criada pelo Instituto Mídia Étnica, que visa contar a saga dos africanos e sua diáspora abordando toda sua diversidade. Lançando um olhar crítico sobre passado, presente e futuro do mundo negro, a série tem como personagem principal o escritor cubano e ativista panafricanista, Carlos Moore que conviveu durante sua vida política e acadêmica com grandes nomes do pensamento panafricanista como Aimé Césaire, Cheikh Anta Diop, Malcom X, Maya Angelou e Fela Kuti. Moore é autor da primeira biografia sobre Fela Kuti e autor de dezenas de livros sobre relações raciais e africanidades.

A série de seis capítulos começara com uma viagem por três países africanos para gravarmos um piloto do projeto. Na Nigéria, país mais populoso da África, registraremos o legado de Fela Kuti, maior músico africano de todos os tempos e criador do ritmo afrobeat. Iremos também explorar a rica cultura Iorubá que influenciou diretamente a cultura brasileira, seja na música, culinária, cosmovisão ou religiosidade. Visitaremos também o porto de Badragy, de onde sairam milhões de africanos para serem escravizados nas Américas e a cidade de Abeokuta, onde está a pedra sagrada, Olomo Rock, berço dos povos Iorubás.

Em Gana, desvendaremos o que foi a escravidão racial negra, uma atrocidade histórica que tirou forçadamente dezenas de milhões de seres humanos de suas terras e que foi a base da riqueza ocidental que hoje conhecemos. Cidades como Elmina e Cape Coast registram essa triste histórica com seus portos e castelos. Ainda em Gana, contaremos a história da luta panafricanista de Kwame Nrumah, o primeiro líder negro que libertou seu país do colonialismo britânico, em 1957 , e que advogava a união do continente africano em uma só federação. Falaremos também sobre W.E.B Dubois, um dois maiores teóricos do panafricanismo e que apesar de ser afro-americano, resolve morrer em Gana como um ato político de retorno à Mãe África.

A série busca também seguir a trilha dos Agudás, descendentes de ex-escravizados que voltaram para a costa ocidental do continente africano após o fim da escravidão, em 1888, e lá propagaram a cultura brasileira por meio da música, arquitetura e culinária. Entrevistaremos famílias que possuem parentes no Brasil e ainda usam algumas palavras em português. Essas comunidades encontram-se em Lagos, na Nigéria, onde possuem um bairro, o "Brazilian Quarter" e em Gana, onde são chamados de "Tabons" .

Na África do Sul, contaremos a história da segregação racial que ceifou milhões de vidas que foram subjugadas a pobreza e falta de apoio público. Falaremos da história de líderes como Nelson Mandela, Steve Biko e Cyril Ramaphosa, que lutaram contra o apartheid e o racismo.

Lá, também contaremos histórias de afro-americanos que deixaram seu país para viver o sonho de viver na África. É a diáspora africana e seu eterno retorno físico ou simbólico para o continente de origem não só dos africanos, mas de toda a humanidade.

Nossa viagem começa no dia 07 de outubro, quando sairemos de Salvador, Bahia, e segue até 19 de novembro de 2010 para gravarmos o piloto e seguir com a captação de recursos. O projeto continuará em 2011 registrando a saga dos africanos em países como Jamaica, França, Martinica, Brasil, Estados Unidos, Turquia, Índia e Etiópia.


-----------
Consultoria de pesquisa e Narração

Quem é Carlos Moore?

Doutor em Ciências Humanas (Universidade de Paris-7, França), 1983 e Doutor em Etnologia (Universidade de Paris–7, França), 1979. Nasceu e cresceu em Cuba, filho de pais jamaicanos, possuindo ambas as cidadanias. Recebeu uma formação interdisciplinar (Etnologia, Sociologia, História, Antropologia) na Universidade de Paris-7 (França), na qual ele obteve dois Ph.Ds, inclusive o prestigiado Doutorado de Estado. Morou e trabalhou na Europa por quinze anos (França), na África por oito anos (Egito, Nigéria e Senegal), no Caribe por dezoito (Trinidad-Tobago, Guadalupe, Martinica), e viajou intensamente pelo sudeste da Ásia (Filipinas, Austrália, Ilhas Fidji, Papua Nova Guiné, Indonésia) em projetos de pesquisa, tendo agora fixado residência permanente no Brasil. Fluente em quatro línguas (francês, inglês, espanhol e português), Moore Wedderburn possui expertise em assuntos internacionais e o impacto que questões de raça, etnia e gênero exercem sobre a sociedade.

Ele foi Consultor Pessoal em Assuntos Latino-Americanos do Dr. Edwin Carrington, Secretário Geral da Organização da Comunidade do Caribe (CARICOM), de 1966 a 2000, e do Dr. Edem Kodjo, Secretário Geral da União Africana (UA), de 1982 a 1983. De 1966 a 2002, foi professor titular de relações internacionais no Instituto de Relações Internacionais da Universidade do Caribe (UWI), à Trinidade-Tobago. Sua carreira como acadêmico e pesquisador, de 1984 a 2000, incluiu cargos como Professor Visitante na Universidade Internacional da Flórida (EUA), Universidade do Caribe (Trinidad-Tobago), e Universidade do Caribe Frânces (Martinica e Guadalupe).



 Foi Assessor de Pesquisa do Professor Robert Jaulin, diretor da faculdade de sociologia/antropologia/etnologia/religião, Universidade de Paris-7 (França), de 1980 a 1984, e assistente pessoal do professor Cheikh Anta Diop, de 1975 a 1980, em Dakar, Senegal. Entre 1970 e 1982 Moore Wedenburn seguiu carreira em jornalismo, como analista de assuntos latino-americanos na Agência France-Presse (França), e analista em assuntos da África Ocidental para a Jeune Afrique (França). É autor de cinqüenta e cinco artigos publicados sobre questões internacionais. Tem livros publicados: African Presence in the Americas (Trenton NJ: Africa World Press, 1995), redator principal; Castro, the Blacks, and Africa (Los Angeles, CA: CAAS/UCLA, 1989); This Bitch of a Life (London: Allison e Busby); Cette Putain de Vie (Paris: Karthala, 1982); Were Marx and Engels Racists? (Chicago: IPE, 1972). É conferencista em universidades dos Estados Unidos e do Caribe onde é Chefe de Pesquisa (Sênior Research Fellow) na Escola para Estudos de Pós Graduação e Pesquisa, na Universidade do Caribe (UWI), Kingston, Jamaica. Suas pesquisas no doutorado são intituladas Doutor em Ciências Humanas (Doctorat d’Etat, 1983). Dissertação. “The Strategic Implications of Cuban Foreign Policy in Black Africa; 1960-1980” (2 vols.). Universidade de Paris-7 (França). Departamento de Sociologia, Antropologia, Etnologia e Religião. Doutor em Etnologia (Doctorat de IIIè Cycle, 1979). Dissertação: “The Impact of Domestic Ethnicity on the International Relations of the Cuban State, 1959-1979.” Universidade de Paris-7 (França). Departamento de Sociologia, Antropologia, Etnologia e Religião.




Acesse também o nosso portal: