quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Entrevistamos Lula em Maputo, Moçambique

Olá, seguidores do Panáfricas, temos uma boa notícia para contar. Ontem na coletiva com a imprensa internacional conseguimos fazer uma entrevista com o presidente Lula. Perguntamos ao presidente o que ele tinha aprendido com a África nesses oito anos de governo e de aproximação com os países africanos. A resposta é claro que deixaremos em segredo até a exibição futura do projeto Panáfricas. Apenas podemos adiantar que essa entervista foi ainda mais especial devido ao fato de ser essa a última viagem de Lula ao continente negro e, que foi aqui na Africa, que em 2002, o presidente pediu perdão aos africanos, em nome de todos os brasileiros, pela escravidão, um fato histórico que marcou o início de uma nova relação Brasil-África. Hoje fizemos mais uma excelente entrevista com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim sobre o mesmo tema.


Foto: Agência Brasil

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Chegamos em Moçambique

Depois de sete horas de viagem nas perfeitas estradas sul-africanas e um tempo enorme na fronteira entre a África do Sul e Monçambique negociando com os gurdas de imigração para não prenderem nosso carro, chegamos finalmente aqui na capital Maputo a tempo para o encontro dos presidentes Lula e Armando Guebuza.

O evento marca a última viagem de Lula ao continente africano e não poderiamos deixar de registrar esse momento histórico. Infelizmente nossa equipe esta reduzida, pois o jornalista André Santana teve de voltar para a Bahia um pouco antes devido a compromissos de trabalho, o que nos deixa triste. Daqui de Maputo seguiremos de volta para Johanesburgo na África do Sul para continuar nossas entrevistas sobre o fim do apartheid com ativistas e intelectuais. A viagem pela África Austral tem sido tão interssante como a que fizemos na ocidental..muitas imagens boas e histórias que daria para escrever vários livros..

Nota: Valeu André pelas horas de estrada, correria de produção, as noites mau dormidas, o velho Jollof Rice todos os dias, as cervejas quentes, os gritos que tivemos que dar para sobreviver nas horas tensão e de todas as aventuras que passamos juntos nesses 30 dias de viagem..nos veremos na velha roma negra para comer um bom acarajé :)

Por Paulo Rogério

Panafricas acompanhara Lula em Mocambique


Ontem, 08, ao visitar a Embaixada do Brasil na bela cidade de Pretoria, Africa do Sul, a equipe do Panafricas recebeu uma noticia que motivou mudancas no roteiro de gravacoes. O presidente Luis Inacio Lula da Silva escolheu Mocambique para realizar sua despedida do continente africano na condicao de presidente do Brasil. Lula chegou na noite desta segunda-feira em Maputo para compromissos na terca e quanta, quando fara uma aula magna na Universidade Pedagógica de Moçambique (a primeira a integrar a Universidade Aberta do Brasil, que capacita professores por ensino à distância) e participar da inauguracao da primeira fábrica de antirretrovirais financiada com dinheiro público em toda a África. A fabrica eh fruto da cooperação tecnica e financeira entre Moçambique e Brasil para treinamento

A equipe do Panafricas nao pensou duas vezes. Correu para uma locadora, alugou um veiculo e partiu para Maputo, que fica a aproximadamente 5h de Joanesburgo. A alteracao de rota contou com o apoio da Embaixada Brasileira na Africa do Sul, que alem de informacoes e contatos importantes no pais vizinho, possibilitou que os jovens comunicadores brasileiros nao ficassem perdidos na estrada: uma das funcionarias da Embaixada, Mari, emprestou gentilmente seu GPS para a equipe. Isso eh coisa de brasileiro. 

Vale destacar que o Projeto Panafricas tambem recebeu importante apoio da Embaixada Brasileira em Gana, atraves do embaixador Luis Fernando Serra. Ambas embaixadas forneceram transporte para a equipe, alem de contatos para entrevistas. Obrigado e parabens ao Itamaraty por cuidar dos brasileiros fora do pais.
Agora eh torcer para que a equipe consiga uma entrevista com o presidente Lula. E que as praias de Maputo sejam melhores que as de Durban e Cape Town (Africa do Sul), para onde a equipe iria esta semana. 

Na foto abaixo, os aventureiros em ordem de comando do veiculo: Mateus Damasceno, driver com pose de serio, Lucas Santana, assistente para ouvir o comando do GPS e Paulo Rogerio, assistente para confirmar se mapa e GPS estao de acordo!!!