sábado, 9 de outubro de 2010

A música é a arma [documentário]


Parte IV :: Parte V







Em breve será lançado o livro "Fela: this bitch of life",
do escritor Carlos Moore em português.
Confira abaixo a versão nigeriana do livro
lançada este ano pela editora Cassava Republic.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nigéria, finalmente

Postado por Paulo Rogério
A primeira parte de nossa equipe chegou hoje em Lagos, na Nigéria, após uma longa viagem saindo de Salvador (Bahia). Os jornalistas André Santana e Mateus Damasceno estão hospedados em Ikoyi, bairro ligado à ilha Victoria por meio de uma ponte. Por lá, está localizada a sede do Governo Federal, além de alguns prédios militares e um presídio de segurança máxima. Abaixo segue o mapa indicando a pousada.



Exibir mapa ampliado

Mas vamos falar sobre o que interessa. A equipe visitou hoje a Shrine (altar, em inglês), casa de shows fundada por Fela Kuti onde rola música toda semana. É claro que o som lá é o famoso afrobeat, criado por Fela, atualmente disponível em sua versão original apenas em Lagos. Amanhã a equipe segue para gravação com Carlos Moore e Lindsay Barrett.

Anote aí: Dia 15/10 é o aniversário de Fela Kuti. Estaremos na Nigéria acompanhando de perto a comemoração. No Brasil, vai ser celebrado o FELA DAY. O cartaz acima foi feito pelo Coletivo Blackitude, ano passado, para comemorar a data.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ainda não conhece Fela Kuti?

Então ouça esta música!

África: aí vamos nós!

Por Paulo Rogério
Estamos de malas prontas para a grande viagem rumo ao continente africano. Serão aproximadamente cinco semanas de muita emoção e aprendizado. A equipe conta com um guia especial, o professor Carlos Moore, eminente conhecedor da África,  que para nossa felicidade escolheu a Bahia como residência, estado originário desta expedição.

Lagos: segunda cidade mais populosa da África. Tem crescido de forma explosiva ao longo dos anos. Em 1950, eram cerca de 300 mil habitantes. Segundo a ONU, em 2010, a cidade deve atingir 18 milhões de habitantes, tornando-se uma das dez maiores cidades do mundo.

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, uma parte de equipe já segue para Lagos, na Nigéria, via Johanesburgo, com o objetivo de chegarmos a tempo de cobrir o Felabration - festival anual em homenagem a Fela Kuti. Por lá, vamos documentar uma conversa pública de Carlos Moore com Lindsay Barrett, grande escritor jamaicano que mora desde a década de 1970 na Nigéria. Além disso, vamos fazer contato com Wole Soyinka, o primeiro africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura - infelizmente ainda não foi traduzido para o português. 

Partimos de Salvador (BA), considerada a segunda maior cidade negra do mundo. São cerca de 14 horas de voo até a  maior cidade negra do planeta, Lagos, na Nigéria. Depois passaremos por Abeokuta e Abuja, ainda na Nigéria, Acra e Cape Coast, em Gana, além de Johanesburgo, na África do Sul.

Estaremos em solo africano até o dia 20 de novembro. Salve este blog nos Favoritos e não deixe de acompanhar nossa trilha pelo berço da humanidade. 

Até mais! Nos vemos na estrada.