sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Comunidade Tabom: os retornados

Hoje visitamos a Casa do Brasil em Accra, onde se reúne a comunidade Tabom, descendentes dos ganenses escravizados no Brasil e retornados à Gana com o fim da escravidão. No belo casarão, com janelas para o mar e próximo ao farol do bairro de James Town, há uma pequena biblioteca e uma exposição sobre a cultura brasileira e a história da escravidão. Na casa há também curso da língua portuguesa para aqueles interessados no resgate da língua falada pelas sete famílias de retornados que após 1988 se integraram à comunidade Ga, de Gana, e trocaram experiências e conhecimentos. Além de nomes próprios comuns no Brasil (conhecemos aqui Luiz, Pedro, Nelson, Luiza, Simplicia etc), há palavras do português incorporadas ao vocabulário Ga, como cebola, camisa e sapato.
Os Tabom nos receberam com música e dança, com uma sonoridade percussiva muito conhecida por nós. Conversando com eles, percebemos um interessante diálogo religioso entre práticas mulçumanas (os retornados eram Malês) e da religião dos Orixás, como o culto a Xangô.
Todos demonstraram muito amor pelo Brasil e pela história preservada naquela casa e lamentaram o fato deles não conhecerem o país de seus antepassados. Os Tabom têm interesse em um intercâmbio entre Brasil e Gana, que possibilitasse o envio de pessoas da comunidade para estudar no Brasil, enquanto brasileiros viriam à Gana, estudar inglês e a rica hstória desse país. Fica a dica ao nosso Governo Brasileiro que, com certeza, possui mais condições para tocar um acordo desse, ainda mais pelo interesse demonstrado pelo presidente Lula de aproximação com o continente africano.
Ah, o nome Tabom refere-se à forma como os retornados se cumprimentavam no bom português coloquial: “Você tá bom?”.

2 comentários:

Ediluce Santana disse...

Dré,
sua familia esta com bastante saudade e muito feliz pelo trabalho desenvolvido.
Desejo para toda equipe sucesso, paz, saúde e que voltem logo, rsrsrs.Imensa saudades.
Te amo muito irmão♥

Juliana Dias disse...

Que interessante! Deve ter sido um grande momento. O encontro da África e a Diáspora.