quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Acra, capital do panafricanismo?

Chegamos há três dias em Acra, capital de Gana, cidade que também pode ser chamada de capital do panafricanismo devido a sua história. Foi aqui que, em 1957, o lider Kwame Nrumah declarou a primeira independência de uma nação subsaariana. Foi também a partir de Acra que a mensagem de unidade africana correu pelos quatro cantos do continente dando origem a hoje chamada União Africana precedendo inclusive a União Europeia.

Acra é  mais desenvolvida e organizada que a cidade deLagos, na Nigéria, embora Gana busque hoje a posição de líder regional na África Ocidental. Não foi por acaso que o país foi escolhido por Obama para fazer seu primeiro discurso em um país africano mesmo tendo sua origem no Quênia, que também é uma potência econômica, mas fica situada na África Oriental.

Em conversa com moradores locais, descobrimos que a cidade e o país poderiam ser melhores se não fosse pelo golpe militar que tirou Nkrumah do poder. Os moradores dizem que quase toda a infraestrutura que encontramos aqui (aeroporto moderno, ruas bem pavimentadas, eletricidade etc ) datam da gestão de Nkrumah, a partir da década de 1960.

Nos próximos dias iremos filmar personalidades que vão falar sobre a história de Kwame Nkrumah; faremos também outras pautas relacionadas ao panafricanista W.E.B. Dubois, um intelectual afroamericano que decidiu passar seus últimos dia aqui, e amigos de Fela Kuti que vieram para Gana.

4 comentários:

Anônimo disse...

O grito pela união africana surgiu foi na voz de homens negros dos EUA, bem depois a atenção se voltou para o que é hoje Gana, a então costa do ouro...

Anônimo disse...

Vcs vão encontrar os descendentes dos escravos brasileiros que foram pra Acra, os tabons?

Anônimo disse...

Aqui na Bahia estamos acompanhando e torcendo pelo bom desempenho de vocês.

Parabéns.

Anônimo disse...

Massa!! Meu nome é Luzia,sou panafricanista, sou do Rio de Janeiro, mas sou baioroca!! Minha família é toda da Bahia, Salvador. Todo ano eu retorno pra minha terra, em 2011 estarei chegando dia 01 de fevereiro. Estou terminando minha graduação em História, pela Puc-rio, minha monografia é sobre Gana. Gostaria de encontrá-los quando chegar em Salvador, vocês estudam África, podem me dar dicas de bibliotecas com bons livros sobre África aí em Salvador? aguardo a resposta :
luzia.ana.3@gmail.com